quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quando o passado deve ser lembrado - Por Claude Bloc

Há certos resgates de nosso tempo que nos obrigamos a fazer ou acabam por se perder na obscuridade do esquecimento. Louvável, pois, a iniciativa desse grupo de pessoas que viveu sua adolescência na década de 60 e que teve a idéia de promover um rico registro de fatos pitorescos ocorridos no exato espaço da Praça Siqueira Campos (Crato – CE).

Na verdade, fez-se uma coletânea de depoimentos, a partir de um grupo de amigas e amigos que passou pela experiência de ter sua vida surpreendida pelo amor (ou pela descoberta dele), no momento em que transitava pela praça Siqueira Campos, nos idos dessa decantada época. Amores que se mantiveram (ou não) até os dias hodiernos. Sentimentos acalentados, inacabados, eternos.

Interessante, pois, tanto quanto louvável, a construção dessa tessitura de ensejos rebordados de tantos sorrisos e alegrias.

Foi, portanto, memorável estar presente nesses eventos comemorativos e poder tomar parte dos festejos no lançamento do livro “ Anos Dourados – Praça Siqueira Campos” – retreta, coquetel, alegria – e ouvir na voz de Vicelmo e de Eleonora Albuquerque, dentre outros, o concerto efusivo dos tantos corações reunidos numa belíssima festa, vibrando com tantas boas lembranças de um passado tão bem preservado.

Na foto acima: Diana e Eleonora Albuquerque ladeando Claude Bloc

Registro aqui, igualmente, nos festejos no Crato Tênis Clube, a presença de Dr. Humberto Macário de Brito, amigo pessoal, muito querido de meu pai Hubert Bloc Boris, que emocionou-se com tantas manifestações de carinho, sobretudo ao descobrir-me ali, mencionando meu pai e pondo de volta em seu peito o amor fraterno e a amizade imensa e inabalável mantida entre ambos por tanto tempo.

Na foto acima: Dr. Humberto Macário de Brito e Claude Bloc

Por mais que muita gente considere a saudade como marca de retrocesso, ou a relembrança como ato supérfluo e descartável, pergunto: como explicar essa sensação deliciosa que nos toma quando tanta coisa boa nos retorna nos reabastecendo de felicidade?
.

Postado por Claude Bloc

2 comentários:

Jaques A Teixeira disse...

Claude,
Por alguns momentos estive ali,reunido a esse evento .A imaginação nos dá asas que trancede a lógica e vemos desfilar diante dos nossos olhos todas essas pessoas que não foram queridas e ,certamente ,ainda o são; caso contrário o cérebro as teriam suprimidos das nossas lembranças.
Santé ! Merci !
JAT

Unknown disse...

Lembrei-me de quando o Dr.Humbertoconstruia a sua casa,ali a caminho da escola, Colégio Estadual.Algum colega fez um comentário sobre a construção e o futuro alcaide: "-Ainda bem que ele fez esta casa,antes de ser alcaide,caso contrário diriam as más línguas que ele havia feito com o direito público".
Mas tinha um outro,do outro partido.talvez, que complementou:-"Nâo é problema,ele tirará o que foi gasto e mais um pouco,durante a sua gestão"
Att, JAT